Rodas de Diálogo
Sobre a metodologia de
partilha dos trabalhos científicos e relatos de experiências
A metodologia
adotada para a apresentação dos trabalhos científicos e
relatos de experiências não será no formato de
apresentação individual e expositiva, orientada por banners e pôsteres.
Essa metodologia de rodas de diálogos é aplicada em espaços que discutem em sua
base a importância de fazer uma educação contextualizada, pensando diretamente em
garantir o melhor diálogo com os participantes. Os resumos aprovados serão
distribuídos em Rodas de Diálogo, de acordo com a temática escolhida
no momento da submissão, que acontecerão em dois momentos: nas tardes dos
dias 12 e 13 de dezembro de 2016 em
Arapiraca, e nas tardes dos dias 14 e 15 de dezembro de 2016 em Maceió.
Cada Roda de Diálogo contará com o apoio de três facilitadores convidados que serão responsáveis pela leitura, e
síntese de todas os trabalhos/experiências vinculadas à cada Roda de Diálogo,
de modo a subsidiar e orientar o debate e a reflexão.
Para garantir as diferentes narrativas
na socialização dos trabalhos/experiências, escolhemos a metodologia das Instalações Pedagógicas como caminho para partilha das práticas e saberes relatados.
O que são as Instalações Pedagógicas?
“A
gente não gostava de explicar as imagens porque explicar afasta as falas da
imaginação” Manoel de Barros
As instalações pedagógicas são cenários
compostos por elementos da realidade suscitadores de problematização e
reflexão. Uma instalação pedagógica guarda semelhanças com uma instalação artística em sua dimensão estética. Além disso, busca promover um
despertar de sensibilidades a serem re-simbolizadas e interdisciplinarizadas a
partir da interpretação dialogada[1]. Como processo educativo, as instalações
pedagógicas procuram exercitar o
respeitando aos diversos saberes, a escuta cuidadosa, compreendendo os tempos
de cada experiência e procurando, a partir da construção do cenário, valorizar
a complexidade do processo de construção do conhecimento, onde o cenário,
assume uma representação maior que a soma das pesquisas/experiências ali
partilhadas.
As instalações permitem valorizar conteúdos produzidos coletivamente em diferentes momentos e rompem com a lógica exclusiva da oralidade. O principal objetivo é de subsidiar as reflexões e análises sobre a reforma agrária e a agricultura
familiar a partir das distintas realidades vivenciadas pelos (as) participantes.
No caso específico do I
Seminário Nacional de Reforma Agrária e Agricultura familiar, que pretende agregar pesquisadores, estudantes, técnicos, agricultores
e sociedade civil, constituindo um espaço salutar para “identificar,
sistematizar, refletir, articular experiências e indicar caminhos para seu
fortalecimento, divulgação e popularização”, as instalações pedagógicas terão como
foco de
suas reflexões e construção as experiências
concretas de estudos e vivências em reforma agrária e agricultura familiar.
O que levar? Cada
participante precisará trazer para o I Seminário
Nacional de Reforma Agrária e Agricultura Familiar pelo menos um elemento (sem
limite máximo de elementos) que represente
as pesquisas/experiências relatadas no resumo. Há uma variedade de
representações que podem ser acionadas como bandeiras, sementes, fotos,
alimentos, poesias, artesanatos, tecidos, livros e outros elementos que guardem
a memória, a lembrança, os resultados e o fazer educativo coletivo dos sujeitos
envolvidos na construção dessas pesquisas/experiências.
Passo à Passo | Contribuição para
incentivar uma boa conversa e reflexão²
1.
Acolhida: Partilhem o objetivo da roda de
diálogo, apresentem-se, repassem a metodologia e façam os acordos necessários.
2.
Sínteses: Os facilitadores apresentam, como
queiram, a síntese dos trabalhos submetidos e aceitos e que tem os seus
representantes participando da roda de diálogo.
3.
Pensando junto: Os/as participantes discutem ideias
para organizar os elementos na instalação pedagógica. Lembrando sempre do
vínculo direto com as pesquisas/experiências sobre reforma agrária e
agricultura familiar, e sua relação direta com a linha
temática apresentada no resumo.
4.
Construa a instalação: Usem os elementos trazidos. Se preciso,
colete e ou crie novos elementos. Incentive cada um a criar, se preciso com a
ajuda de outros, a melhor forma de representar o desejado. Este é o momento de
pensar conjuntamente a integração dos elementos disponíveis, partindo do
pressuposto de que o todo é maior do que a soma das partes (olhar complexo);
5.
Planejando: Após organizar a instalação, cada roda
de diálogo escolherá dois facilitadores que
permanecerão na
instalação para receber os visitantes de
outras rodas de diálogos. Os demais participantes da roda de diálogo se dividem
para visitar
as outras
instalações. Cada um irá visitar duas outras instalações.
6.
Receba os participantes/visitantes da
instalação: Incentive-os
a olhar e tocar os objetos. Se houver mais de uma instalação sendo visitada por
vez evite barulhos que possam atrapalhar os demais, como batuques, palavras de
ordem e etc; relembre dos objetivos desse espaço e as reflexões sobre os
elementos das experiências, representados na instalação pedagógica, que tratam
de educação.
7.
Tempo de observação: incentive as conversas paralelas. Não
tente centralizar as conversas. Resgate as observações e conversas paralelas no
momento da partilha.
8.
Partilhando: Em roda, estimulem que cada um diga um
elemento que chamou a atenção e porquê. Se o tempo for curto, solicite que pelo
menos alguns se pronunciem.
9.
Tempo dos organizadores/as: Após as/os visitantes se manifestarem,
os organizadores devem chamar a atenção para aspectos importantes e que
passaram despercebidos.
10.
Celebre: Despeça dos participantes, agradeça, se
houver tempo, avaliem, mas não deixem de celebrar.
²Texto adaptado de: Rodas de diálogos: Sobre a metodologia
de partilhas de Experiências do II SNEA – II Seminário Nacional de Educação em
Agroecologia.
Para saber mais | Vídeos:
O que são Instalações
Artístico-pedagógicas? - Irene Cardoso:
https://www.youtube.com/watch?v=7fZP0JRHOBM
Instalações Artístico-pedagógicas.
Comboio Agroecológico Sudeste:
https://www.youtube.com/watch?v=fihDBJn9EEs
Textos: Instalações
Pedagógicas: Experimentos de um conceito em construção https://drive.google.com/open?id=0B9EzSgUAhqZwanZpcVZHOThkM2s
[1]
Alves et al., 2011. Troca de Saberes – Flores das Sombras da Agroecologia.
TEIA/UFV, Viçosa, 2011
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