terça-feira, 6 de dezembro de 2016


Rodas de Diálogo
Sobre a metodologia de partilha dos trabalhos científicos e relatos de experiências



A metodologia adotada para a apresentação dos trabalhos científicos e relatos de experiências não será no formato de apresentação individual e expositiva​, orientada por banners e pôsteres. Essa metodologia de rodas de diálogos é aplicada em espaços que discutem em sua base a importância de fazer uma educação contextualizada, pensando diretamente em garantir o melhor diálogo com os participantes. Os resumos aprovados serão distribuídos em Rodas de Diálogo, de acordo com a temática escolhida no momento da submissão, que​ acontecerão em dois momentos: nas tardes dos dias 12 e 13 de dezembro de 2016 em Arapiraca, e nas tardes dos dias 14 e 15 de dezembro de 2016 em Maceió.
Cada Roda de Diálogo contará com o apoio de três facilitadores convidados que serão responsáveis pela leitura, e síntese de todas os trabalhos/experiências vinculadas à cada Roda de Diálogo, de modo a subsidiar e orientar o debate e a reflexão.
Para garantir as diferentes narrativas na socialização dos trabalhos/experiências, escolhemos a metodologia das Instalações Pedagógicas como​ caminho para partilha das práticas e saberes relatados.

O que são as Instalações Pedagógicas?
 “A gente não gostava de explicar as imagens porque explicar afasta as falas da imaginação” Manoel de Barros

As instalações pedagógicas são cenários compostos por elementos da realidade suscitadores de problematização e reflexão. Uma instalação pedagógica guarda semelhanças com uma instalação artística em sua dimensão estética. Além disso, busca promover um despertar de sensibilidades a serem re-simbolizadas e interdisciplinarizadas a partir da interpretação​ dialogada[1]. Como processo educativo, as instalações pedagógicas procuram exercitar o respeitando aos diversos saberes, a escuta cuidadosa, compreendendo os tempos de cada experiência e procurando, a partir da construção do cenário, valorizar a complexidade do processo de construção do conhecimento, onde o cenário, assume uma representação maior que a soma das pesquisas/experiências ali partilhadas.
As instalações permitem valorizar conteúdos produzidos coletivamente em​ diferentes momentos e rompem com a lógica exclusiva da oralidade. ​ O principal objetivo é de subsidiar as reflexões e análises sobre​ a reforma agrária e a agricultura familiar a partir das distintas realidades vivenciadas pelos (as) participantes.
No caso específico do I Seminário Nacional de Reforma Agrária e Agricultura familiar, que pretende agregar pesquisadores, estudantes, técnicos, agricultores e sociedade civil, constituindo um espaço salutar para “identificar, sistematizar, refletir, articular experiências e indicar caminhos para seu fortalecimento, divulgação e popularização”, as instalações pedagógicas terão​ como foco de suas reflexões e construção as experiências concretas de estudos e vivências em reforma agrária e agricultura familiar.
 
O que levar? Cada​ participante precisará trazer para o I Seminário Nacional de Reforma Agrária e Agricultura Familiar pelo menos um elemento (sem limite máximo de elementos) que​ represente as pesquisas/experiências relatadas no resumo. Há uma variedade de representações que podem ser acionadas como bandeiras, sementes, fotos, alimentos, poesias, artesanatos, tecidos, livros e outros elementos que guardem a memória, a lembrança, os resultados e o fazer educativo coletivo dos sujeitos envolvidos na construção dessas pesquisas/experiências.

Passo à Passo | Contribuição para incentivar uma boa conversa e reflexão²

1.       Acolhida: Partilhem​ o objetivo da roda de diálogo, apresentem-se, repassem a metodologia e façam os acordos necessários.
2.       Sínteses: Os​ facilitadores apresentam, como queiram, a síntese dos trabalhos submetidos e aceitos e que tem os seus representantes participando da roda de diálogo.
3.       Pensando junto: Os/as​ participantes discutem ideias para organizar os elementos na instalação pedagógica. Lembrando sempre do vínculo direto com as pesquisas/experiências sobre reforma agrária e agricultura familiar, e sua​ relação direta com a linha temática apresentada no resumo.
4.       Construa a instalação: Usem os elementos trazidos. Se preciso, colete e ou crie novos elementos. Incentive cada um a criar, se preciso com a ajuda de outros, a melhor forma de representar o desejado. Este é o momento de pensar conjuntamente a integração dos elementos disponíveis, partindo do pressuposto de que o todo é maior do que a soma das partes (olhar complexo);
5.       Planejando: Após​ organizar a instalação, cada roda de diálogo escolherá dois​ facilitadores que permanecerão na instalação para receber os visitantes de outras rodas de diálogos. Os demais participantes da roda de diálogo se​ dividem para visitar as outras instalações. Cada um irá visitar duas outras instalações.
6.       Receba os participantes/visitantes da instalação: Incentive-os​ a olhar e tocar os objetos. Se houver mais de uma instalação sendo visitada por vez evite barulhos que possam atrapalhar os demais, como batuques, palavras de ordem e etc; relembre dos objetivos desse espaço e as reflexões sobre os elementos das experiências, representados na instalação pedagógica, que tratam de educação.
7.       Tempo de observação: incentive​ as conversas paralelas. Não tente centralizar as conversas. Resgate as observações e conversas paralelas no momento da partilha.
8.       Partilhando: Em​ roda, estimulem que cada um diga um elemento que chamou a atenção e porquê. Se o tempo for curto, solicite que pelo menos alguns se pronunciem.
9.       Tempo dos organizadores/as: Após as/os visitantes se manifestarem, os organizadores devem chamar a atenção para aspectos importantes e que passaram despercebidos.
10.   Celebre: Despeça​ dos participantes, agradeça, se houver tempo, avaliem, mas não deixem de celebrar.

²Texto adaptado de: Rodas de diálogos: Sobre a metodologia de partilhas de Experiências do II SNEA – II Seminário Nacional de Educação em Agroecologia.
 
Para saber mais | Vídeos:
O que são Instalações Artístico-pedagógicas? - Irene Cardoso:
https://www.youtube.com/watch?v=7fZP0JRHOBM
Instalações Artístico-pedagógicas. Comboio Agroecológico Sudeste:
https://www.youtube.com/watch?v=fihDBJn9EEs
Textos: Instalações Pedagógicas: Experimentos de um conceito em construção​          https://drive.google.com/open?id=0B9EzSgUAhqZwanZpcVZHOThkM2s  





[1] Alves et al., 2011. Troca de Saberes – Flores das Sombras da Agroecologia. TEIA/UFV, Viçosa, 2011

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